sábado, 28 de maio de 2011

Evolução da energia solar fotovoltaica!

 O nome pode ser estranho mas olha só a postagem.

Energia Solar Fotovoltaica
A primeira geração fotovoltaica (são dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do Sol ou de outra fonte de luz, em energia elétrica) consiste numa camada única e de grande superfície p-n díodo(é um dispositivo ou componente eletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes gases durante sua formação)de junção, capaz de gerar energia elétrica utilizável a partir de fontes de luz com os comprimentos de onda da luz solar. Estas células são normalmente feitas utilizando placas de silício. A primeira geração de células constituem a tecnologia dominante na sua produção comercial, representando mais de 86% do mercado.

A segunda geração de materiais foto voltaicos está baseada no uso de películas finas de depósitos de semicondutores. A vantagem de utilizar estas películas é a de reduzir a quantidade de materiais necessários para as produzir, bem como de custos. Atualmente (2006), existem diferentes tecnologias e materiais semicondutores em investigação ou em produção de massa, como o silício amorfo, silício poli-cristalino ou micro-cristalino, telúrico de cádmio, copper indium selenide/sulfide. Tipicamente, as eficiências das células solares de películas são baixas quando comparadas com as de silício compacto, mas os custos de manufatura são também mais baixos, pelo que se pode atingir um preço mais reduzido por watt. Outra vantagem da reduzida massa é o menor suporte que é necessário quando se colocam os painéis nos telhados e permite arrumá-los e dispô-los em materiais flexíveis, como os têxteis.

Um comentário:

  1. Cleiton,

    gostei muito do seu trabalho. O tema está bem claro e você parece ter pesquisado bastante sobre os usos da energia solar. Sinto um pouco de falta somente das suas opiniões, por exemplo: o que você acha do uso da energia solar? Por quê?

    Outras coisas interessantes seriam saber, por exemplo, como ela surgiu - você já sabe?

    Pense nisso com carinho e continue o bom trabalho!

    Um beijo,

    Prof.ª Toninha

    ResponderExcluir